segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ele há feitiozinhos lixados...

... assim tipo o do SLB, 29 golos em meia duzia de jogos. Uma tremenda falta de respeito pelos adeptos que têm blogs, como eu. Ontem quando terminou o jogo, ia a caminho de casa e enquanto o resto da malta ressonava eu conduzia a pensar: dasse, mas que porra vou eu escrever no blog acerca deste jogo? Faço copy-paste de outro post desta pré-epoca? É que senão corro o risco de me repetir. Só me recordava daquele video feito pelo Guilherme Cabral esse meu grande amigo (ok nunca nos conhecemos) para os jogadores verem antes da ultima jornada, em que entre outras coisas se ouve: "é mais do mesmo... magia pura.... o que eles fazem a esta defesa, Aimar, Saviola e companhia Lda... etc etc".
Normalmente quando se quer criticar alguem dizemos "este gajo não muda, há-de ser smepre a mesma coisa". É exactamente o que sinto em relação ao SLB "esta equipa não muda, raios os partam". Então com este novo desenho tactico, até o Luis Filipe parece jogador, e digo isto sem ironia, é que o homem esta mesmo a fazer um final de pre epoca à homem, para além que deve ser o único homem com problemas de visão que vê o raio da bola. Quanto ao resto, só 3 pontos:
- 4-3-3 - este dispositivo táctico (chamo-lhe dispositivo porque é o nome técnico de uma bomba e esta tactica é uma bomba) é um admiravel mundo novo, pena é que seja feito para suprir as saidas das nossas asas da epoca passada. Mas 3 avançados é o sonho de qualquer adepto, mas tambem deve ser o pesadelo de qualquer treinador. O que é curioso é que, graças a Aimar e Martins, a equipa não se desposiciona muito defensivamente (para alem que estes 2 meninos juntos são a tal magia pura). Espero sinceramente ver Saviola, Cardozo e Jara com o braga B, para de uma vez por todas, a imprensa ser obrigada a escrever o obvio: fernando é lento, só passa para o lado e em pressão é fraquissimo.
- Jara - já tinha escrito aqui que estava curioso de ver este rapazola jogar. Não me desiludiu. Tem técnica, garra e bom remate. Ás vezes peca um bocadinho na finalização das jogadas, não parece ser muito inteligente a jogar, é mais de instinto (tal como o angelito), mas tem tudo para ser uma das grandes surpresas da época. Agora, sou só eu ou o homem é igual ao Geovani a jogar? A mesma forma de correr, de bater a bola etc, só com mais garra, que o Soneca às vezes....
- Ramires - ontem quando acabou o jogo eu disse logo "Ramires não jogou hoje, é porque já foi à vida". Pelos vistos não me enganei, era demasiado obvio. Se sair mesmo (e espero que haja um volte face) deixa saudades e isso é o melor que se pode dizer de um jogador que só fez 1 epoca. Espero que deixe só nos adeptos e que a equipa daqui a 3 dias já nem se lembre de quem dava equilibrio defensivo.

5 comentários:

Dogus disse...

Caro Constantino,

comparar o Jara ao Geovanni é um engano na minha opinião... O brasileiro era um jogador de flashes um tanto ou quanto raros (normalmente com o zbording, o que lhe dava um carinho especial dos adeptos), mas era pouco mais que mediano. Não podemos dizer que o Jara é uma vedeta, mas não me parece que seja como o Geovanni. É mais móvel, não desiste de uma única bola, vai a todas!!! Não me lembro do Geovanni fazer isso. E tem sido uma surpresa muito boa. Já marcou um enorme golo (ok, a Jabulani é tramada; mas é para todos!). E tem jogado bem, na minha opinião.

Sobre o Luís Filipe, até tem alguns bons pormenores, mas o posicionamento defensivo faz-me lembrar os meus jogos de 6f em que eu subo e depois não desço... Mas que ele deve ser bom rapaz, não duvido.

Do jogo de ontem, destaco a primeira parte que deixa muita água na boca. E que a jogar assim, o menino-rico-conde-com-descendência-inglesa (sim, descendência, como ele disse) arrisca-se a tirar os jogadores ao intervalo.

Uma palavra final para o Tacuara. Tem aqui neste blog e neste comentador dois acérrimos defensores. Destaco as afirmações sobre ele:
1. É lento! Vejam como entra de rompante num dos golos que marcou de cabeça já esta pré-época (não me lembro com quem)
2. Não joga nada de cabeça! Idem
3. É tosco! Vejam o golo de ontem
4. Não tem pé direito! Lembrem apenas o golo que nos deu o campeonato...

Sobre esta última, acho extremamente interessante, até porque quero ver qual é o avançado destro que é fabuloso com o pé esquerdo... mas enfim! Têm que estar sempre a falar mal do homem! (incluindo adeptos, infelizmente...).

Constantino disse...

Dogus,

Comparei o Jara fisicamente. A correr a a bater a bola faz-me lembrar o Geo. Em termos de jogo jogado ainda é muito cedo para ver se é melhor ou pior.
Epah eu fartei-me de rir quando no final da epoca passada os genios da bola cá do burgo se mandaram todos a fazer a equipa do ano e a dupla de ataque foi quase sempre Saviola-falcadela. Mas isto só espelha o que é "ver bola" em portugues: a malta não quer um avançado goleador, quer um que faça uns bonitos, abra espaços, jogue bem de costas para a baliza, faça tabelinhas etc etc. É a mesma coisa que os extremos: se perguntarmos a um portugues quem é melhor, Muller ou Quaresma, vai sempre responder Quaresma. O Muller não faz trivelas, não joga de calcanhar, não finta 4 vezes mesmo adversario sem sair do mesmo metro quadrado. Nós, os reis do futebol sem balizas, temos ódio aos palermas que jogam em linha recta e marcam golos. Por isso formamos centrais e extremos em barda: os centrais porque evitam os golos e os extremos porque fazem rococós para animar o jogo sem golos.
Para terminar, o que vale ao Cardozo é que nas 2 primeiras épocas esgotaram-lhe os defeitos: lento, tosco, sem jogo de cabeça, sem pé direito, só marca à 6ª oportunidade etc etc. Agora é smepre a deslizar sem que ninguem o chateie. Ah e o falcao é que é, convem não esquecer (ou o orlando sá).

sloml disse...

Subscrevo o comentário do Dogus.

Constantino, concordo com o teu comentário quase todo, mas desvalorizas o Falcao e ele, para mim, é o avançado mais completo do campeonato. O rapaz é muito bom. Obviamente que não tem nada a ver com o Cardozo, o estilo de jogo dos 2 é totalmente diferente, mas a questão é que o Falcao, apesar de ser móvel, abrir espaços, fazer tabelas e tudo isso... também marca golos.

Constantino disse...

sloml,

Não desvalorizo o falcao, apenas acho que não pode haver duvidas de que o Cardozo foi o melhor avançado da última epoca. Se o homem é o melhor marcador do campeonato e da Liga Europa quem pode ser melhor que ele em Portugal? E atenção que ao contrario do que se diz, o Cardozo é um jogador que sabe abrir espaços e jogar de costas para a baliza. Para mim ele foi pedra fulcral no esquema do Jesus (e por isso jogou lesionado nas ultimas jornadas) e foi sem margem para duvidas o melhor avançado da epoca.
Só mais uma coisa: nos tempos em que Jardel marcava de toda a maneira e feitio, apareceu no SLB um avançado que nas 3 primeiras épocas fez 60 golos (numa delas ficou a 2 de Jardel). Era um jogador especialista em abrir espaços e tabelar com os colegas...e marcava golos, inserido em equipas que ainda hoje nos fazem corar de vergonha. Nessa altura nunca se colocou em causa quem era o melhor avançado do campeonato. Agora é que como o goleador joga de águia ao peito e o "das tabelas" está numa equipa que fez um campeonato horrivel, as permissas mudaram e se calhar para ser um grande avançado marcar 38 golos é fraco cartão de visita.

Abraço

PS - o avançado do Benfica que falei era, obviamente, o Nuno Gomes.

sloml disse...

Sim, tens toda a razão. Mas a verdade é que o Jardel marcava bem mais do que o Cardozo. O Jardel, com este Benfica da época passada, tinha chegado aos 40. Como o Cardozo devia ter chegado. Mas não deixa de ser um elemento essencial na equipa, mesmo tendo marcado "apenas" 26.